29
Set 10
publicado por Nuno Amado, às 14:31link do post | comentar

Relacionamento/

As eternas questões...

Porque há dúvidas que se mantêm ao longo das décadas, falámos com o psicólogo Nuno Amado, autor do livro ‘Diz-me a verdade sobre o Amor’ e encontrámos algumas respostas.

Por Leonor Antolin Teixeira com o psicólogo Nuno Amado

 

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações e Psicologia Clínica, Nuno Amado é doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada/Universidade Nova. Professor Adjunto no Instituto Superior de Educação e Ciências, divide, ainda, o seu tempo com a prática clínica e com as actividades de investigação, que lhe permitiram já participar em vários congressos a nível nacional e internacional. ‘Diz-me a verdade sobre o Amor’ é o mais recente resultado directo dessas investigações, com um incidência especial e, no mínimo, curiosa: o Amor, um estudo pioneiro na Psicologia do Amor. Será que o podemos dissecar?  

 

Qual a diferença entre amor e paixão? Será possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

“Se entendermos a paixão como uma das várias manifestações do amor, será mais fácil responder a estas questões. Vários autores concordam que a paixão é constituída não só pela atracção física, mas pelo pensamento obsessivo. A paixão faz da nossa mente um sistema solar que gira à volta da pessoa por quem estamos apaixonados. É complicado, para não dizer impossível, que giremos em torno de dois sóis diferentes.

Mas, se não nos focarmos apenas na paixão e tivermos em conta todas as manifestações do amor, então não será tão incomum que em certas alturas, diferentes pessoas sejam destinatárias do nosso amor. Sentiremos uma intimidade incrível com A, um desejo incandescente por B e até poderemos estar comprometidos com C….. e há quem percorra quase todo o alfabeto. Toda esta dispersão pode trazer consigo angústia e dúvida. Afinal, qual das formas de amor valorizamos mais? O que fazer? Com quem ficar? Do que abdicar? Estas questões não têm uma resposta científica e apenas quem as vive lhes pode, se conseguir, responder.”

 


mais sobre mim
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO